Blog

Considerando o desenvolvimento de uma aplicação no modelo web, tenho o objetivo de falar sobre tudo que está envolvido na área da tecnologia ASP.NET da Microsoft.

Tenho como meta principal, agregar informações complementares àquelas dadas em sala, aos meus alunos e ex-alunos do Instituo INFNET. Tais como: linguagem C#, WebApp MVC, Web API, websocket com SignalR, Microsoft Azure, .Net Core, certificação MCSD, padrões de projetos, metodologias ágeis, boas práticas, código limpo, teste unitário, tecnologias de acesso a dados, arquitetura, DDD, TDD, BDD e etc.

Se você não foi ou não é meu aluno, relaxa! Este site também pode ser útil para você. Então fique à vontade para navegar e participar.

No momento, ainda não habilitei os comentários nas publicações. Porém, todas as publicações são compartilhadas em minhas redes sociais. Você pode comentar em uma delas. Aliás, é provável que tenha chegado até aqui por elas, então volta lá e deixe seu comentário, que eu respondo.

Hoje, irei abordar os Status Codes existentes, bem como ponderar sobre alguns casos e que são, provavelmente, um ponto de discussão. O retorno de uma requisição HTTP sempre vem acompanhada de um Status Code, utilizado para representar o resultado da requisição. Há anos eu venho percebendo que os Status Code mais utilizados são sempre os básicos: 200, 201, 400, 404, 401, 403. Por que?

LEIA MAIS

API Design Patterns

Ao longo do tempo, o desenvolvimento de software sempre se deparou com problemas, tais como falha na reutilização do código, complexidade no design, baixa manutenção, modularidade e acoplamento, escalabilidade entre outros. Eu trabalho com o desenvolvimento de APIs há algum tempo. Em todo tipo de software em que trabalho, busco a organização, as boas práticas e os padrões. Então, comecei a buscar e consumir conteúdos relacionados. E é com base nas minhas experiências, que trago esse artigo para vocês.

LEIA MAIS

Dapper. O que é isso?

Você conhece o StackOverflow? Pois então, o maior fórum de perguntas/respostas para usuários/desenvolvedores de TI usa o Dapper como ORM para lidar com um banco de dados SQL Server. Performance é crucial para este fórum. A StackExchange é a empresa dona do StackOverflow e desenvolveu o Dapper para melhorar as performances das consultas no site, para que o processamento fosse mais eficiente e o retorno mais rápido. Dapper é uma biblioteca feita em .Net disponibilizada gratuitamente via NuGet, para que você possa adicionar ao seu projeto. É "open source" e está disponível no GitHub. O Dapper estende a interface IDbConnection, que é a base para acesso a dados do ADO.NET.

LEIA MAIS